top of page
396714495_17978913005535092_8273070817549328632_n.jpg

“Me Apavora
a Ideia
de Esquecer”

Performance

Grupo Eufémias

Origem Portugal

Duração 70'

Classificação Etária M12

scroll

Sobre...

Sinopse

“Me apavora a ideia de esquecer” é a abertura de um processo criativo que investiga as correlações paradigmáticas entre o livro prático “A Enciclopédia da Mulher no Lar” de Maria Antonieta de Morais (1972) e documentos pessoais familiares. A descoberta de factos biográficos que revelam um assassinato, distorcem o que é tido como verdadeiro sobre a categoria “mulher” proposta pelo livro, um manual prático de boas condutas para mulheres. Os “ensinamentos” sobre como “ser mulher”, “ser feminina” ganham contornos trágicos na vida de uma família ”enciclopédica”. Há uma reação extrema e radical. A regra geral faz uma curva incomum. Não é a mulher quem morre pelas mãos do seu agressor. ELA mata-o. Nesta investigação, Poliana Tuchia está a mergulhar tanto no quotidiano da MULHER ENCICLOPÉDICA - obediente, resignada e silenciosa - quanto em documentos e memórias familiares que narram o acontecimento. 

 

Neste momento da investigação estamos a experimentar um texto, produzido ao longo de duas residências, de teatro documental com uma dramaturgia apoiada em livros,teses, artigos, manuais femininos, memórias familiares, depoimentos e autos do processo criminal, músicas e publicidades. É uma autoficção que parte de um acontecimento familiar verídico para refletir sobre as representações da categoria “mulher” na sociedade dos anos 70, sobre a memória e o esquecimento, rupturas e permanência. É uma narrativa caleidoscópica, que não respeita qualquer linearidade. Sem ordem cronológica. Ligeiramente anacrónica. Absolutamente trágico-cómica. 

 

A investigação dá origem ao projeto de criação do primeiro espetáculo a solo de Poliana Tuchia MULHER ENCICLOPÉDICA, que tem estreia prevista para 2025, no III Festival Eufémia.

 

Ficha Técnica

Criadora e Intérprete Poliana Tuchia // Acompanhamento e Consultoria Dramatúrgica Matilde Real // Direção

e Dramaturgia de Cena Susana Cecílio // Ilustração Clarice Panadés // Direção de Fotografia e Criação Audiovisual Beth Freitas // Criação de Máscaras Elisa Rossin // Preparação Corporal  Pepa Macua // Desenho

do som Malena Rampi // Produção e gestão financeira Catarina Sobral // Historiadoras Convidadas Dulce Freire

e Raquel Landeira // Apoios Mente de Cão, A Algures, Grupo Eufémias, Monte do Palminha, Tem Graça - Festival Internacional de Mulheres Palhaças, Centro Cultural da Malaposta, Minutos Redondos e Câmara Municipal

de Odivelas como Apoio à Residência.

bottom of page