LA SOLEDAD DEL MAR
com
WILMER MINYETY
[SINOPSE]
Esta performance mostra como a vida nos ensina e encaminha para os lugares onde realmente pertencemos. E é esta aprendizagem, por vezes mais suave e outras vezes mais brusca, que provoca o nosso crescimento pessoal contínuo.
La Soledad del Mar, relata a narrativa de alguém que pela primeira vez se vê sozinho e fora da sua tribo, ou do seu cardume, perdendo por isso o motivo para seguir em frente, para algo de novo e diferente de tudo o que tinha conhecido até ali. É como estar no fundo do mar, nessa obscuridade e solidão em que não costumamos estar, em contacto com o mais profundo de nós e por isso mesmo nos faz sentir de forma mais intensa as inseguranças e os medos de seguir em frente, rumo ao desconhecido. Mas aí vem a música, que nos acompanha e que nos transmite a força necessária para seguir o nosso caminho.
[SOBRE O BAILARINO]
Wilmer Eneuris Minyety Salomon iniciou os seus estudos de ballet em 2013 na escola Peniel Dance Center com o maestro Starling Diaz. Em 2014 entrou para a Escola Nacional de Dança (Endanza) sob a direção de Marinella Sallent. Trabalhou em produções com coreógrafos famosos como La Bayadera, em Cuballet sob a direcção de Laura Alonso (2016), Simbiose (2016) e Agua Viva (2018), de Annabelle López Ochoa; Miranda (2016), por Carlos Pons Guerra; Campanella (2016), por Stephanie Bauger; La Bayadera (2017) e Aladino (2019) por Alina Abreu; O Segredo do Corvo (2018) e Hansel e Gretel (2019), de Francisco Centeno; Dom Quixote (2018), como bailarino convidado do Ballet Nacióial Dominicano; La plus que lente (2021), de Carlos Veitia, Minerva y Manolo (2021), de Guillermo cordero. Atualmente dança na Companhia Alentejana de Dança Contemporânea em Portugal (CADAC).
[SOBRE A MÚSICA]
Ana Santos é compositora e instrumentista. Vive na aldeia, no sul. Estudou Arqueologia na Universidade de Évora, mas foi na área de Musicologia que se licenciou e é Mestre em Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra. Tem colaborado com orquestras, espectáculos de teatro e dança, contadores de histórias, Grupos Corais Alentejanos, coletivos de Forró e diversos nomes como Celina da Piedade, Tó Zé Bexiga, Rodrigo Leão, Dino d’Santiago, Sherine Tohamy, Paulo Colaço, Eduardo Paniágua, Uxía, entre outros.
Atualmente dedica-se ao estudo da música árabe, tendo como mentores os violinistas Naseem Dakwar e Layth Sidiq. Contribui assiduamente com artigos para a Agenda Cultural de Mértola e outras publicações periódicas. Colabora regularmente como compositora/sonoplasta para vários projetos de cinema e radiofónicos.
[FICHA TÉCNICA]
Universo poético Anónimo // Interpretação Wilmer Minyety //
Música Ana Santos // Direção de Arte Ana Rodrigues //
Direção Técnica Ivan Castro // Cenografia Laura Rios // Fotografia Tiago Viegas //
Produção Leopoldina Almeida // Direção Artística António Revez //
Direção CADAC Leopoldina Almeida //
Agradecimentos Elsa Morgadinho e Marco Custódio