top of page
SOBRE
A COMPANHIA
A CADAC – Companhia Alentejana de Dança Contemporânea - é uma estrutura profissional de criação artística que surgiu na cidade de Beja, em junho de 2018. A criação desta companhia de dança vinha sendo cogitada há vários anos por alguns criadores da cidade nas áreas do teatro, performance, música, artes plásticas, por se fazer sentir a necessidade de colmatar esta ausência na região.
Outro dos objetivos da constituição da CADAC foi o estabelecimento de pontes com os criadores do espaço ibero-americano, fomentando o diálogo artístico entre os dois lados do Atlântico. Este ciclo, cujo o mote é precisamente “Atlântico, um mar de elos e ruturas”, é mais uma prova dessa relação.
A CADAC conta no seu histórico com várias produções e participações em festivais nacionais e internacionais. As três primeiras criações da companhia tiveram a direção artística e dramatúrgica e a coreografia de Marianela Boan, coreógrafa cubana residente na República Dominicana. Foram os projetos Muros (2019), Óbice (2020) e Pausa Forçada (2021). Em 2022 estreou A Imposição, com coreografia de Laura Ríos, coreógrafa e bailarina cubana, atualmente residente em Portugal e que trabalha já de forma contínua com a companhia. Mais um passo neste caminho desafiante que é produzir cultura no Alentejo.
Deste modo, a CADAC, com um percurso de ainda poucos anos neste território periférico e de baixa densidade, tem revelado uma enorme resiliência, apesar da pandemia, da interioridade, das dificuldades de comunicação e de implementação, da distância aos grandes centros produtores de cultura e de tantos outros desafios que, ao serem ultrapassados, nos tornam mais fortes.
bottom of page